Lista de exercícios 03

Assuntos novos: array unidimensional (vetor).

1. (motivação) Leia um conjunto de 10 notas de alunos. Calcule e exiba a média destas notas. Em seguida exiba apenas as notas que são maiores do que a média calculada.

2. Leia um conjunto de 20 valores inteiros e em seguida exiba-os na ordem inversa do que foram digitados.

3. Crie um vetor capaz de armazenar 50 números inteiros. Em seguida faça o seu preenchimento automático com os números de 101 a 150, ou seja, na posição número 0 ponha 101, na posição 1 ponha o número 102, e assim sucessivamente.
Em seguida exiba os valores deste vetor.

4. Leia um conjunto de notas, cuja quantidade é determinada pelo usuário. Calcule a média de todas elas. Exiba o conjunto das notas maiores do que a média calculada. Após a exibição anterior, exiba o outro conjunto de notas que são menores do que a média. Exiba, também, a quantidade de notas que são exatamente iguais a média.

5. Leia um conjunto de no máximo 10 salários, sendo que é possível terminar a entrada quando o usuário fornecer o valor -1. Após toda a entrada ter sido realizada, leia o valor de um reajuste. Em seguida exiba todos os salários já reajustados.

6. Leia um conjunto de no máximo 20 números positivos. O término da entrada será indicado pelo número zero. Não permita a digitação de números negativos.
Em seguida exiba este conjunto acompanhado do seu elemento simétrico em relação a sua posição no conjunto, ou seja, o primeiro com o último, o segundo com o penúltimo e assim sucessivamente. Veja o exemplo:
Entrada: 5, 7, 9, 2, 1
Saída: 5-1, 7-2, 9-9, 2-7, 1-5

7. Leia dois conjuntos de 10 números cada. Exiba a intersecção dos conjuntos, ou seja, os números que são repetidos nos dois conjuntos.

Responsável em publicar a solução: Diego Peixoto

8. Leia dois conjuntos de 10 números cada. Exiba a diferença do primeiro conjunto pelo segundo conjunto, ou seja, os números que estão no primeiro e ao mesmo tempo não estão no segundo.

Responsável em publicar a solução: Janielli

9. Leia um conjunto de números. Exiba-os em ordem numérica crescente.

Responsável em publicar a solução: Robson Batista

10. Faça um algoritmo para calcular a distribuição de freqüência de 15 valores sorteados de 0 a 9.
Suponha os seguintes números sorteados: 4,5,7,8,9,1,8,2,4,3,2,5,6,7,0
Saída do programa:
Número 0: 1 vez
Número 1: 1 vez
Numero 2: 2 vezes
Número 3: 1 vez
Número 4: 2 vezes
Número 5: 2 vezes
Número 6: 1 vez
Número 7: 2 vezes
Numero 8: 2 vezes
Número 9: 1 vez

Responsável em publicar a solução: Vinicius S.D.

11. Faça um simulador do famoso jogo “leilão do menor valor único”.

Dica: peça ao usuário para fornecer o valor máximo do leilão, em seguida crie um vetor para armazenar a quantidade de lances para cada valor possível. Para isto dimensione o tamanho do vetor para 100 vezes o valor máximo do lance (assim ele poderá representar os centavos também).

Responsável em publicar a solução: Vilma

12. Leia dois conjuntos de números (podem ter o tamanho diferente) já ordenados de forma crescente. Crie um outro vetor para armazenar os dois conjuntos unidos, sendo que os números devem permanecer ordenados.
Finalmente, exiba este vetor resultante, que deverá estar em ordem.

Responsável em publicar a solução: Gilherme Nery

13. Faça um algoritmo configurável para calcular a distribuição de freqüência de valores sorteados.
Por exemplo, suponha a faixa de 20 a 25 para os números sorteados e uma quantidade de 10, então se os números sorteados forem 20, 24, 25, 23, 24, 25, 23, 23, 21,25 o resultado do programa deverá ser:

Distribuição de 10 números sorteados de 20 a 25:
Número 20: 1 vez (10%)
Número 21: 1 vez (10%)
Numero 22: zero vezes (0%)
Número 23: 2 vezes (20%)
Número 24: 2 vezes (20%)
Número 25: 4 vezes (40%)

Em seguida exiba a distribuição de freqüência ordenada:

Distribuição de 10 números sorteados de 20 a 25 (em ordem decrescente):
Número 25: 4 vezes (40%)
Número 23: 2 vezes (20%)
Número 24: 2 vezes (20%)
Número 20: 1 vez (10%)
Número 21: 1 vez (10%)
Numero 22: zero vezes (0%)

Responsável em publicar a solução: Bernardo

14. Calcule o desvio padrão de um conjunto de valores.
Consulte informações sobre desvio padrão em: http://educacao.uol.com.br/matematica/media-desvio-padrao-e-variancia-nocoes-de-estatistica.jhtm